Início do 2ª semestre - PEAD/UFRGS ( Seminário Integrador)
É com imensa satisfação que no dia 26 de março de 2006, no laboratório de informática da Escola Municipal José Felipe Scheffer, fez-se a abertura do segundo semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade à distância (PEAD/UFRGS).
A abertura oficial do 2ª semestre deu-se ás 18 horas e 30 minutos. Fomos recepcionados através de uma vídeo conferência pela coordenadora geral do curso V.S.ªRosane Aragon de Nevado, vice coordenadora V.S.ªMarie Jane Soares Carvalho e a consultora Ad Hoc V.S.ªMérion Campos Bordas.
O retorno ao pólo da Ufrgs de Três cachoeiras comoveu e emocionou grande parte dos alunos, tutores de sede e pólo, que juntos puderam recordar a grande “família” constituída no 1ª semestre. Um leque de informações, acontecimentos, vivências e colaborações por parte dos alunos, tutores e professores foram relembradas.
Com muito entusiasmo tivemos a oportunidade de ressaltar e destacar o quanto cada cursando foi peça importante para o êxito e superação das expectativas entorno das propostas, objetivos e estratégias do curso, já no 1ª semestre.
Neste dia os alunos foram motivados a retomarem as interações tecnológicas, tais como os ambientes virtuais, correios eletrônicos e fóruns de debate, na intenção de que as primeiras atividades do 2ª semestre fossem iniciadas. No primeiro momento privilegiou-se produções textuais, desafios na área da informática, troca de dados e informações pela rede, tal como é a estratégia de apoio à aprendizagem proposta pelo curso.
*Aos alunos e colegas: A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro e de sermos bem sucedidos nos dias de hoje, é concentrando toda a nossa imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho atual.
( readaptação do pensamento de J. Shimidt)
Portanto... Olhe...
Olhe para trás!
Veja os obstáculos que você já superou. Veja o quanto você já aprendeu nesta etapa da sua vida e quanto já cresceu.
Olhe para frente!
Não fique parado, levanta-se quando tropeçar e cair. Estabeleça metas, tenha planos e prossiga com firmeza.
Olhe para dentro!
Conheça seu coração e analise seus projetos. Mantenha puros seus sentimentos. Não deixe que o orgulho, a vaidade e a acomodação dominem seus pensamentos e seu coração.
Olhe para o lado!
Socorra quem precisa de você. Ame o próximo e seja sensível para perceber as necessidades daqueles que o cercam.
Olhe para baixo!
Não pise em ninguém... Perceba as pequenas coisas, e aprenda a valorizá-las.
*Aos tutores de sede/pólo e professores: Não há satisfação maior do que aquela que sentimos quando proporcionamos alegria e crescimento aos outros.
( readaptação do pensamento de M. Taniguchi)
*Aos novos professores das interdisciplinas do 2ª semestre:
Em toda vida humana surge um momento supremo.
Um dia, uma noite, um amanhã, uma tarde, uma hora decisiva, um instante oportuno, uma fresta através da qual a pessoa vislumbra coisas maravilhosas e sublimes, um quase nada na balança, cujos pratos são:
· “O demasiado cedo”;
· “O demasiado tarde”;
Feliz é quem sabe esperar, e quem na prova da barca da vida, trabalha e vigia pronto a aproveitar o momento em que a ocasião estendeu a sua mão, quando no relógio do destino soar o “agora”.