Sunday, February 25, 2007

O amor existe?

Há dias em que nos perguntamos, sinceramente, será que o amor existe mesmo, ou será uma invenção daqueles que desejam que ele exista?Será que o amor não passa de uma ilusão?No entanto, quando lançamos o olhar um pouco além do nosso limitado círculo de visão, podemos perceber que uma força invencível rege a vida.E é a essa força que podemos chamar amor.Sim, o amor de Deus no qual o universo inteiro está imerso.Basta ter olhos de ver, que notaremos a ação do amor que, sem dúvida, existe sempre.Arrebenta-se o átomo, desconcentrando a sua energia, e nasce o cosmo.Brilha a estrela, como gema policromada no velário do céu, e o universo se incendeia.Organiza-se a célula e exubera a vida.Surge a semente, repositório de vida orgânica, e a floresta se instala.Apresenta-se a flor como unidade de beleza, e multiplicam-se jardins.Dobram-se os jardins, em homenagem à sensibilidade geral, e aromatiza-se todo o ambiente.Goteja o pingo d´água e formam-se mananciais, deságuam rios e agiganta-se o mar.Gesta a mulher, em cooperação com o Criador, e surge a humanidade.Brilha o intelecto, devidamente direcionado, e constitui-se a ciência.Medita o cientista, querendo dar utilidade aos seus estudos, e elabora-se a técnica.Multiplicam-se as técnicas e vive melhor o ser humano.No ensejo do silêncio, que facilita o olhar para dentro de si mesmo, nasce a meditação.Medita o ser sobre como ver o mundo, e a arte encontra nascedouro.Desenvolve-se a arte, desentranhando a criatividade humana, e projetam-se idéias de Deus.E Deus é todo o amor que existe.E tudo quanto existe se nutre do amor, que é Deus, e nele está imerso.O amor existe sempre!O zunzum dos insetos e o vôo dos pássaros, falam-nos de amor.A germinação da semente e a fecundação humana, mostram-nos o amor.O verme que fertiliza o solo e a fera que ruge na selva, dão-nos mostras de amor.O sorriso da criança e o aconselhamento do velho são quadros do amor.A disposição do jovem e a ponderação do adulto são obras do amor.**************************************** Em tudo vibra o amor... E o amor é Deus.Busquemos, então, meditar sobre o que temos e o que não temos, sobre quem somos e sobre quem não somos, a respeito do que fazemos, e do que não fazemos, guardando a convicção de que sem a presença do amor naquilo que temos, no que fazemos e no que somos, estaremos imensamente pobres, profundamente carentes, desvitalizados.Seja qual for a lida, a luta, a nossa atividade no mundo, vinculemos-nos ao amor, acatemos as suas sugestões e vibremos vitoriosos e felizes, plenos de vida, de candura, de harmonia, pois com o amor seguimos com Deus, agimos por Deus e em Deus, conscientemente, nos movimentamos.

Saturday, February 24, 2007

As faces do amor....

1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste estudo é retratar as várias nuances que a palavra amor enfoca, desde as formas mais rudimentares até àquelas mais espiritualizadas em que o Espírito se sacrifica para auxiliar os outros.
A partir desse estudo podemos construir uma concepção e uma idéia concreta sobre o crescimento contínuo da violência, trazendo como exemplo os Estados Unidos da América, grande berço da guerra pelo poder, com constantes ataques violentos e indignadores.... Matando milhares de inocentes(crianças, jovens, famílias) com frieza e a “sangue frio”.
2. CONCEITO DE AMOR
2.1. VOCÁBULO POLISSÊMICO
"Rigorosamente, não é possível dar uma definição do amor. Amor é um vocábulo polissêmico, senhor de uma vastíssima escala de genitivos e também senhor de nominativos vários, chegando a incluir no próprio espaço, segundo a mensagem bíblica, a própria transcendência absoluta: "Deus é amor" (I João I, 18). De fato, são tantas as dimensões, tantos os matizes, tantos os elementos da incidência de vários fatores uns sobre os outros que uma real delimitação conceptual se torna, na prática, impossível. Consegue-se quando muito aproximações." (Enciclopédia Polis)
2.2. ALGUMAS APROXIMAÇÕES
"O amor é uma força primitiva do espírito, avaliadora e criadora de valores, intensiva, capaz de atingir os graus mais variados. É sempre a revelação de uma afirmação da vontade dirigida a um valor reconhecido como tal e apetecido. O amor valora o valor e o valoriza, porque, o que é apetecido, é portador de valor para o amante." (Santos, 1965)
Amor é "a totalidade dos sentimentos e desejos que estruturam o pensamento para a liberação de energia e de forças que guiam à ação na produção do bem e possibilitam a aquisição de qualidades, constituintes do crescimento do Espírito". (Curti, 1981, p.81)
Amor – É uma força tendente a aproximar e a unir, numa relação particular, dois ou mais seres.
3. HISTÓRICO
A história da cultura ocidental apresenta duas raízes: a grega e a judeo-cristã ou bíblica.
A concepção grega está assentada no Eros platônico. Eros começa por ser pobre. Mas, sumamente engenhoso e ativo, ele encontra sempre meio de transcender e de se transcender até atingir o mundo das idéias, designadamente o belo, o verdadeiro e o bem. Ascende "gerando beleza". Ascende, deixando atrás de si – e abaixo de si – um mundo de troféus e de despojos, de aspirações satisfeitas e de imperfeições superadas, de aparências e de ilusões que foram dando progressivamente lugar a realidades autênticas e a formas e idéias verdadeiras.
A concepção grega baseia-se: 1) o mundo é eterno e não criado; 2) que o amar implica em conhecer e o conhecer implica o amar.
A concepção judeu-cristã não partirá nem do mundo nem do homem. Partirá de Deus, Transcendência absoluta. Ele próprio relação amorosa, em si, por si e para si, e que, sendo livre, também por Amor cria para fora de si uma realidade – o Mundo. O amor humano, fundado no amor divino, será pluridirecional e pluridimensional, será ativo e será histórico, será concreto e terá na imitação do próprio Deus, designadamente através de Cristo - imitatio Christi - o seu grande motor.
Do entrelaçamento das duas concepções – helênica e judeu-cristã – é feita a história do amor no Ocidente até os nossos dias, pelos menos, até aos chamados "tempos modernos", com o predomínio ora de uma ora de outra segundo as condições socioculturais das épocas respectivas. (Polis - Enciclopédia Verbo da Sociedade e do Estado)
4. O AMOR EGOÍSTA
4.1. A REVOLUÇÃO DA VIOLÊNCIA

Há um amor de posse, disseminado na sociedade, que se traduz pela violência dos dias atuais. E isto é estimulado pelas nações mais ricas e poderosas, principalmente os Estados Unidos da América.
As guerras promovidas por esta nação tinham por objetivo libertar o povo de seus líderes autoritários, mas sempre pela violência. Recentemente, o mundo todo assistiu, atônito, a um só país contrariar todo o Conselho de Segurança da ONU, órgão máximo de regulamentação dos direitos dos países. O pretexto de que havia bombas de destruição de massa até hoje não foi encontrada.

4.3. UMA QUESTÃO SEM RESPOSTA
Por que uma criança de seis anos mata? Podemos nos valer dos subsídios da Sociologia, da Psicologia, da Filosofia e da Religião. Contudo, a pergunta fica sem resposta, ou seja, não temos argumentos que explicitem tal questão de forma concreta. O jornalista italiano Furio Colombo, correspondente do jornal La Repubblica em Nova York, diz que as crianças matam quando nenhum outro rito de iniciação - escola, família e experiência boa - existe no mundo em que vivemos. Nos Estados Unidos da América, as crianças vêem o bandido, o herói de cinema e o Estado matar. O que se passa no seu interior? Se esta ação é exercitada pelo próprio Estado, por que eu não posso fazer o mesmo? (Reale, 1999, p. 112)
4.4. FESTIM DE TIROS
Michael Mooris, em recente filme, analisou a violência nos Estados Unidos. Como repórter, ele vai a busca das explicações acerca da violência em seu país. O documentário tenta comparar o uso de armas nos EUA com outros países, especialmente o Canadá. No Canadá usam-se armas como nos Estados Unidos, mas lá não se matam tantas pessoas. A explicação que recebeu acerca da violência nos Estados Unidos é que este país construiu o seu patrimônio através de muitas lutas e ocupações, a começar pela expulsão dos índios.
5. AMOR RACIONAL
5.1. A MAIÊUTICA SOCRÁTICA

Sócrates talvez tenha sido o primeiro filósofo a nos dar uma imagem desse tipo de amor. Como todos temos lembrança, ele fora condenado a beber cicuta, em virtude de desobedecer aos deuses gregos e por abrir a mente dos jovens. Na prisão, embora injustamente, soube esperar a sua morte, dizendo que preferia morrer a desobedecer a uma só lei do Estado. Naquela época, a cidade ou a política tinha um valor denominado civitas, ou seja, havia sempre a preocupação de buscar o bem comum. Ele simplesmente não queria atrapalhar o bem comum. Valia-se da persuasão e da razão para conseguir alguma coisa.
5.2. GHANDI E A POLÍTICA DA NÃO-VIOLÊNCIA
Ghandi, cognominado de político da não-violência, afrontou o poderio britânico sem usar nenhuma arma. Preferiu humilhar-se e fazer jejum a levantar uma só arma para atacar o poderio britânico. Este nobre exemplo procurava passar aos seus comandados.
5.3. MARTIR LUTER KING
Outro herói do apelo a não-violência. Queria conseguir as coisas com as suas idéias de justiça e de liberdade, em que todos deveriam ser beneficiados com a política do estado e não o estado espoliar as pessoas mais pobres.
6. AMOR DE DOAÇÃO
6.1. JESUS CRISTO É O MODELO DO AMOR
Jesus foi o mais elevado e ilustre Espírito que veio da esfera crística para nos dar o exemplo de como amar corretamente. Para começar, obedeceu ao Pai Criador, ao pai terrestre (José). Deixou-se batizar por João Batista. A sua pregação evangélica dirigia-se contra o poderio romano, mas sem desobedecer à lei deste Estado. Um exemplo clássico é o daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Esta foi a resposta que deu à pessoa que lhe mostrou uma moeda, onde em uma das faces estava a figura de César.
6.2. SANTO AGOSTINHO
Há uma frase de Santo Agostinho que diz "Ama, e faze ao que queres". Se calas, cala por amor; se falas, fala por amor; se corriges, corrige por amor; se perdoas, perdoa por amor. O amor deve estar no centro de todas as nossas ações. O que isso quer dizer? Que quando nos relacionarmos com o nosso próximo, devemos fazê-lo dentro de um clima de respeito e de auxílio mútuo, cooperando com tudo o que nos rodeia. (Reale, 1999, p. 122.)
7. CONCLUSÃO
Saibamos exercitar o amor, patrimônio inalienável do nosso Espírito imortal. É através do sentimento mais puro que o homem pode galgar horizontes cada vez mais vastos na senda escabrosa de nossa evolução espiritual.

O triunfo da paz!!!!! vitória de todos os seres humanos.....

Quem quer a Paz, a tem, a faz. Quem quer a Paz não troca sangue por sangue morte por morte dor por dor - a "outra face" é a lição do amor. Maior que a dor de hoje a que virá? Dor de milhões fará com que os milhares não mais a sintam? E os primeiros a morrer serão aqueles que já vivem morrendo a cada dia? Não, hoje não vejo Poesia, vejo o que sinto, sentem poetas todos: lobo ferido, sede de vingança, lei de talião... quanta criança irá parar na boca do leão? Quem quer a paz, a faz... Que os donos do poder e do dinheiro ainda possam converter-se à PAZ!

Fala-se muito (de modo maltratado) uma palavra de sentido assaz profundo e que, se fosse praticado, traria amor à terra: é a paz. A paz somente habitará a terra se houver ações altruístas e o amor puro. De nada vale derrubar o muro lá de Berlim mas não cessar a guerra. No dia-a-dia, ensine ao seu irmão... Se está caído, dê-lhe logo a mão: ensine-o a pescar, em paz, sem dor. A sede de poder é a inimiga. Da tolerância a paz nutre-se e irriga. Unamo-nos no mar de paz, no amor.

Nego-me a saber quem são aqueles meus inimigos, e a todos eu dou a mão, embora tantas as intrigas. No calor dessas batalhas, sem brigar, dou-lhes amor. Se ainda houver uma mortalha minha, dá-la-ei a qualquer ator que se dispuser a continuar uma grande luta inversa, sem ódios, atirando ao ar muitas balas de vida, em versos.

Paz na Terra. Eu quero aos Homens de Boa Vontade , aos Homens da Crueldade, aos Homens de toda a Idade , aos Homens de toda a Cidade.União entre os Cidadãos , Diálogo e Compreensão , Esperança e Perdão, o Fim da má Distribuição , irmão Ajudando irmão. Amor na Terra Semear, a Vida Saber Respeitar, O Irmão Querer Ajudar, Sem Nada em Troca Cobrar... Importando somente Amar. Esperança para poder Acreditar que a Vida irá Melhorar, Se em qualquer lugar do Planeta o Homem souber de verdade o seu Semelhante Respeitar. Fé e muita Oração, não Importando a Religião, Ensinando a cada dia que a Paz, Amor e União , Respeito entre os Homens da Nação Faz Bem a toda a População.Respeito ao Homem , eu Peço do fundo do meu Coração , só posso respeitar o Verde, Minha Pátria e os Animais se me Respeitarem de fato , Como Verdadeiro Cidadão.

GUERRA !!!!!!! Quem é culpado ?Povo ? Governo ? Religião ??O que importa agora ?Crianças sem pais ! Pais sem filhos ! Tristeza ! Revolta ! Dor !Onde tudo isso vai chegar ?Será que o poder , o egoísmo , a ganância são superiores ao direito da vida ?Tenho certeza que , para a maioria não , então :Vamos lutar pela PAZ . Qual arma devemos usar ?O AMOR . Tente , você será um forte guerreiro.


E fez-se então, a hora da paz.Os povos calaram-se simultaneamente e ouviram a voz das águas, das montanhas, da natureza, dos animais, e nada mais. O ar soprou forte fazendo folhas rodopiarem. Ninguém agiu nem falou. Ninguém se moveu. E então, a humanidade entrou na imensidão do silêncio e vivenciou a mais perfeita paz. Naquela hora, nenhuma arma foi acionada, nenhuma máquina foi ligada, nenhuma agressão foi cometida, nenhuma sirene soou, nenhum alarme disparou. Apenas funcionava o que da vida cuidava. E, pela primeira vez a humanidade conheceu a paz, minutos antes de terminar todos estavam armados com uma pequena semente, que ao soar o sinal programado foram lançadas à terra. Em todo o mundo a paz foi semeada. Na Terra e no coração de cada um o sábio que profetizou a hora da paz proclamou à humanidade:E uma nova linguagem há de vir. Há de vir para ficar. Que traduz união, Justiça, igualdade. É a linguagem da paz. Somos todos irmãos. Somos todos iguais. Somos filhos da Terra do Sol, da Água, do Ar. Somos todos peregrinos por esta Terra a viajar.Num novo milênio com a mais intensa missão. A missão de promover a paz. Uma nova linguagem há de vir. Há de vir para pacificar. Que traduz a Fé, a esperança, o amor. É a linguagem da paz que será falada, sentida, cantada de norte a sul, de leste a oeste. Em todo planeta terrestre e coará pelos confins da alma, e se expandirá pelo imenso universo. É a linguagem da paz que todos conhecerão, que virá de dentro de cada ser para promover a união. Até que um só povo.Um povo multicor, de mãos dadas dançará entoando a mais bela canção.Todos a uma só voz unidos em nome da PAZ.

Sunday, February 11, 2007

Refletindo sobre a realidade social....

Ao ligarmos os televisores para assistirmos aos noticiários percebemos a realidade da sociedade brasileira e dos cidadãos do mundo inteiro. O povo anda amedrontado, cheio de receios e inquietudes.
Inocentes são vítimas da violência, sendo que está, é sem pudor algum. Crianças, jovens e famílias são banidas a sangue frio. Mas as pessoas clamam, incessantemente, por uma estrutura social digna para se viver. Alguns atribuem a culpa a falta de valores éticos e morais, enquanto outros, referem-se aos poderes públicos, indagando falta de estrutura e responsabilidade no cenário político.
No entanto, apesar da desestrutura social o ser humano quer uma solução, eles não estão alheios a esta situação alarmante, já que qualquer pessoa pode ser a "próxima vítima". Homens e mulheres não se calam perante as situações alarmantes que estão presenciando constantemente. Por isso, resolvi divulgar algumas publicações de jornais e revistas de grande circulação contendo análises realizadas pelos mesmos.

Dos Leitores:
ATROCIDADES
Lamento ou alegria neste milênio? Preocupação com o mundo ou interesses sórdidos contra a humanidade? Dor e humilhação para uns, vitórias e glórias para outros. Eis o panorama que o mundo nos mostra. Isso, fruto da cobiça e da falta de escrúpulos de uma nação que se veste com os trajes hipócritas de defensores e guardiões do mundo, mas que, na verdade, ceifam a vida de milhares de inocentes, crianças, idosos, pais e mães de família que, indefesos, servem de vítimas às atrocidades de uma guerra tirana e sangrenta.
Que Deus, este sim, o redentor de todas as glórias e de todos os males, intervenha e consiga tornar o mundo mais fraterno, justo e solidário. Mas não o deus que os algozes conclamam nas cadeias de rádio e televisão, e sim, Aquele que espalha o amor e a paz, em todas as nações, e que toca em profundidade o coração de todos os homens.
Demóstenes Silva Coelho, Barbalha, CE.

Pescar Ilusões
Já não vejo o mundo com meus olhos de criança, despido da insanidade que abriga nossas almas.
Um dia deixei de crer em tudo aquilo que alimentava meus sonhos sem saber como os olhos do mundo iriam me ver;
Sem saber por que as lágrimas hoje são de sangue.
Quem me estenderá a mão quando eu não puder mais me levantar?
Quem dirá que eu estou no caminho certo quando o erro me alcançar?
Não quero ser aceito. Quero apenas fazer parte do meu mundo.
Eu sei que tudo por aqui mais parece labirinto e há alguém sempre mais forte do que os meus desejos.
Suas mãos tocam, suas pernas andam, mas seus olhos não enxergam.
Eu queria morrer, mas aprendi a acordar dia após dia e pescar ilusões.
Josivaldo Oliveira e Marcos Prado

Diferença
A diversidade de seres humanos, ou seja, suas diferenças, são percebidas de acordo com o seu comportamento. Nós precisamos aprender a valorizar essas diferenças, pois somos todos seres humanos em busca de aperfeiçoamento.
Que as nossas diferenças acrescentem, melhorem. Não devemos querer assumir a identidade do outro. Todos nós temos a capacidade de criar, inovar, e não simplesmente aceitar coisas impostas pela sociedade.
Enfim, todos somos diferentes, mas cada um faz parte desse grande universo que foi criado por Deus, nosso Pai.
Nelice Izoton, Águas Frias, SC.

Paz
Um dia, no meio de pessoas más, nasceu a guerra. Desde então, a paz foi esquecida e raramente posta em ação.
Deus criou o mundo dos homens e, sem perceber, os homens jogaram no lixo a paz que Deus havia lhes dado, como algo que já não tivesse mais utilidade em suas vidas.
Hoje, já não se fala mais em paz; São brigas, conflitos, rebeliões, assassinatos... Enfim, coisas que vão fazendo com que a paz seja um ato quase impossível de ser praticado.
E você, sabe me explicar o que é a paz, realmente?
Paz, não é somente ausência de guerra, ou da fome, ou simplesmente fechar os olhos e fingir que a violência não existe.
A paz está onde o amor é maior do que o ódio, onde a esperança é maior do que a falta de fé, onde o bem é mais forte do que o mal. Pois a paz está dentro do coração de cada um de nós, basta acreditarmos e colocarmos ela em prática. Aí, ela passará a fazer parte de nossas vidas. Somente assim será devolvido aos homens de boa vontade um mundo cheio de amor e de paz.
Marciane Lemes Chaves
Xanxerê, SC

Educar para a paz
A humanidade habituou-se a guerras, com a mesma naturalidade com que enfermeiros lidam com pessoas feridas e sofrendo muito, nos grandes hospitais. Entretanto, precisamos reafirmar: A humanidade não é naturalmente inclinada à violência. O coração humano foi feito para a paz e anseia a convivência harmoniosa com seus semelhantes. A guerra não é inevitável. Assim como se construiu uma cultura de guerra e de violência, podemos, pouco a pouco, fomentar uma cultura de paz. No Brasil é famosa a "Escola Superior de Guerra". Em vários lugares do mundo, inclusive no nosso país, áo invés de cultivar a guerra, cristãos e não-cristãos têm fundado 'Escolas de Paz". A educação para a paz tem como ponto básico a valorização da dignidade humana em quaisquer circunstâncias. Quem pensa: "bandido não tem nenhum direito", ou "tal tipo de gente não é humana e merece morrer", solidifica a guerra como base das relações e impede a paz no mundo.
Marcelo Barros

Morte
A morte não é morrer simplesmente. Até que esta morte me pareçe aconchegante e "cheia de vida"!... Acredito que a morte se caracterize péla clandestinidade da violência e pela exploração contra aqueles que já são vítimas da marginalidade social e econômica. Morte, é saber que existem aviões, navios, carros importados, mas que não são para o uso de todos. Morte é tentar compreender o mundo e não conseguir. É buscar uma mera semelhança entre os homens, e não encontrar. É saber que todas as pessoas precisam de ao menos um pouco para viver, mas que nem isso, algumas possuem.
Márcio José Menuzzi, Viamão, RS.

Analisando os textos e reflexões realizadas pelos leitores:
Lendo cada um dos textos construídos por cada uma das pessoas citadas, sou conduzido a explorar o máximo os seus questionamentos. No texto "ATROCIDADES", podemos presenciar a abordagem de uma hierarquia que está voltada para os interesses de poucos. Tamanha desigualdade gera revolta e indignação. Não possuímos palavras ou adjetivos apropriados para explicarmos e caracterizarmos o aceleramento da violência em nosso país e no mundo inteiro. O que percebemos é que a ganância, a cobiça, o desejo de ser "adorado", de ser reconhecido como o "chefe", o "dono" de territórios, ambientes e lugares vem provocando tamanha desestruturação social.
Assim sendo, para muitos resta recorrer a fé. Acreditar fortemente naquele que, ainda, pode lhe trazer um pouco de conforto e esperança. Já que, governos não conseguem resolver os tais acontecimentos, ora pela sua falta de organização, ora pela sua miséria de coerência e ética.
Assim sendo, o ser humano vai criando ilusões para tamanhas atrocidades, mas reconhece o valor do amor, como direcionamento para a paz. Acontecimento esperado e aguardado, ansiosamente, pela maioria da nação.
Mas, seguindo as orientações do texto "Diferença", que as nossas diferenças acrescentem e melhorem a nossa sociedade.

Saturday, February 10, 2007

Questione e Analise....


"Sejamos construtores da justiça que funda a PAZ e é transparência do AMOR".
Nildo Agostini


"De tanto ver triunfar as FUTILIDADES, de tanto ver crescer as INJUSTIÇAS, de tanto ver agigantar-se os poderosos nas mãos dos homens, o homem chega a desanimar da VIRTUDE, a rir-se da HONRA e a ter vergonha de ser HONESTO".
Rui Barbosa



"Se o mundo lhe parece RUIM, comece já a brigar com você mesmo e verá que começa a MELHORAR.
Mônica Leles de Moura


Não demora e a violência
Não terá mais onde morar,
Porque nós teremos consciência
Que nascemos para AMAR.
Leonilda Hildenberg Justus




"Procuremos ver as coisas de um modo diferente, vendo-as por nós mesmos. Ver de um outro ângulo, mesmo que pareçamos todos errados, DEVEMOS TENTAR".
Peter Weir


Sempre me afrontando a vida,
Num convite a COMBATER;
Mas para mim toda subida
É tarefa para vencer
Walter Hugo de Almeida



"É preciso escolher um CAMINHO que não tenha fim, mas ainda sim, caminhar sempre na expectativa de ENCONTRÁ-LO".
Geraldo Magelo Amaral




"Caminhe de tal maneira que seus passos imprimam sobre a terra, apenas as marcas de LIBERDADE, ALEGRIA e SERENIDADE".
Thich Nhât Hanh


"O OTIMISMO não se fundamenta na ausência do mal, mas na crença de que o bem VENCERÁ".
Helen Keller

Pense e Reflita....


Powered by Blogger