Tecnologias na educação...
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom José Barêa procura, apesar de sua precariedade tecnológica, fazer com que os computadores contribuam com a aprendizagem dos alunos.
No processo ensino - aprendizagem foi escolhido dois programas básicos (Word e Paint). Na qual, os alunos se dirigem até o laboratório para digitar as suas pesquisas, numa troca de conhecimentos, aonde outros colegas corrigem o texto e leêm informações, anotando após, suas conclusões numa pasta reconhecida como "diário de bordo".
Para as turmas de alfabetização, motiva - se para que os alunos procurem as letras no teclado, formando palavras, através de desenhos realizados no Paint.
Portanto, as aulas e os projetos de aprendizagem que contempla o uso da Sala Ambiente de Informática, procura favorecer de maneira singular a aprendizagem cooperativa, onde o conteúdo é aprendido por meio de procedimentos que desenvolvam a própria capacidade de continuar aprendendo. Busca desenvolver, também, a capacidade de formular problemas, encontrar soluções que suportem a formulação de novas idéias, que venham colaborar para o crescimento em conjunto, com um consequente desenvolvimento continuado de novas habilidades e competências.
No entanto, a utilização de computadores no processo ensino - aprendizagem, não possuí condições estrturais, ainda, de mudar os paradigmas educacionais atuais, como trouxe mudança no ensino à distância. Com o cumputador, a interatividade, a velocidade da informação e a possibilidade de trabalhos cooperativos mais amplos e abrangentes, que venham mudar os paradigmas antes estabelecidos e fixados pelos recursos físicos do modelo institucional, não se faz totalmente possível.
Porém, a escola sonha e acredita que os fatores de sucesso a contextualização do ensino às necessidades sociais do aluno, bem como o uso do cumputador de forma articulada com o currículo e a proposta pedagógica da escola, possam um dia, ser concretizadas de maneira, a favorecer uma aprendizagem diversificada em seus recursos pedagógicos, tornando - a mais prazerosa e eficaz.
Os educadores desta instituíção escolar, porém, sabem, que os recursos tecnológicos são muito mais abrangentes e, que dentro de seus elementos existem processos de interação, muito mais acelerados, que potencializam, personalizam e aceleram as aprendizagens e relações numa "navegação" em culturas e subculturas antes desconhecidas ou pouco conhecidas, de maneira muito mais rápida e abrangente . Mas devido as suas condições materiais, utilizam, somente uma pequena parte das diversidades de recursos e materiais pedagógicos, contidos na informática.
Porém, com os poucos softwares que utilizam para a realização dos trabalhos em aula, o laboratório de Informática vem conjugado com o processo de aprendizagem proposto pelas disciplinas, contidas no currículo escolar.
No entanto, apesar de toda as dificuldades presenciadas e vivenciadas. Os professores procuram realizar uma dinâmica de aprendizagem mais prazerosa e eficiente, dentro de suas condições... Construindo projetos de aprendizagem, capazes de serem desenvolvidos pelos educandos e professores, com oportunidades significativas de aprendizagem preocupadas em despertar os alunos para as novas tecnologias.
1 Comments:
Adorei todos os textos que li e qero registrar meu carinho e admiração por vc .Que tudo em sua vida seja como vc sincero ,transparente e iluminado por deus.bjus Rafaela
2:56 PM
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home