Ecs 7: Marx e Engels I
Karl Heinrich Marx, foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da sociologia. Teve participação como intelectual e como revolucionário no movimento operário. Este teve como grande companheiro Friedrich Engels, um filósofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado Socialismo Cientifico ou Comunismo, escrevendo livros de profunda análise social, sabendo analisa – la de forma muito eficiente. Conquistando assim, lugar de destaque na cultura comunista.
Estes dois seres humanos vivenciaram e tiveram como contexto histórico: restrições impostas à presença de judeus no serviço público, presenciaram o recrudescimento do governo prussiano (1843), participaram de revoluções dos hegelianos de esquerda, encaminhando para o exílio. Conviveram com a miséria dos trabalhadores das fábricas, da família de Engels.
Era nítido o debate realizado entorno da luta e da busca de Karl Marx, através da colaboração de Engels, para a derrubada da sociedade capitalista e das instituições estatais, a idealização da libertação do proletariado moderno, que dirigiu para um descontentamento por parte dos governos absolutos e republicanos, dos burgueses, quer conservadores ou ultrademocráticos.
Estes grandes intelectuais debatiam, através de um pensamento político que muitos entenderam como sendo um método a determinar a realidade, chamando – o de materialismo histórico e dialético, que mais tarde veio a ser denominado de marxismo. Tudo devido ao discurso de Marx, baseado na seguinte dialética: “Não é o conhecimento espiritual que muda a produção da existência e, conseqüentemente, a vida social, mas exatamente o contrário: Com a atividade prática, a revolução...” Lembrando que, muitos dos trabalhos de Engels, foram produzidos em colaboração com Marx. Porém, algumas das obras mais importantes para o desenvolvimento do marxismo, foram escritas sozinho por ele (Engels).
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home