As definições da educação: Exame crítico
A seguir, será mostrada uma seleção de perguntas e respostas, que visam definir a educação como um processo socializador: Função homogeneizadora e função diferenciadora. Baseada nas idéias e teorias de Émile Durkheim.
1) Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill? Émile Durkheim frente ao que diz Stuart Mil, relata que a definição de educação, não se pode resumir em considera – la, somente, sobre o caráter do homem e as suas faculdades, por coisas e instituições (leis, formas de governo, artes industriais), ou até mesmo por fatos físicos (clima, solo, posição geográfica). O autor acredita que o processo de educação do homem é diverso, pois ele é influenciado por conhecimentos, idéias, costumes, tradições... Provenientes dos próprios homens, sendo que, os membros de uma mesma geração influenciam um ao outro, mas não é exercida pelos adultos sobre as crianças e adolescentes, da mesma maneira. Já que a geração destes se influencia pela sua própria geração, ou seja, as influências vão sendo variadas pelo tempo e pelo meio.
2) Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem.
Dois tipos principais, respondem a diferença de influências dos adultos sobre as crianças e adolescentes, na qual, Émile Durkheim ressalta a visão, segundo Kant e James Mill.
Kant diz: “O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz”.
James Mill fala: “A educação tem por objetivo fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes”.
As primeiras idéias de educação possuíram seu ponto fraco, porque contradiz com outra regra da conduta humana, onde somos obrigados a nos dedicarmos a uma tarefa, numa condição que reconhece as limitações, e que esteja dentro das habilidades ou interesses particulares de cada profissional, pois somos diferentes. Assim sendo, cada um deve se dedicar, em harmonia com as suas aptidões e com o trabalho que se incumbe, enquanto, uns pensam, outros agem, para não comprometer a saúde de nenhum indivíduo. Não podemos nos dedicar a um mesmo gênero de vida, pois temos capacidades, habilidades e disposição diferenciadas, uns dos outros.
A segunda teoria limita – se na idéia de uma educação de felicidade, baseada numa vida física, onde existe uma educação ideal, perfeita e apropriada para todos. Mas, essas hipóteses não possuíram um apoio ou base alguma, pois o homem varia, infinitamente, suas vontades e escolhas individuais, assim como a educação, que possuí a sua influência no tempo e no meio, conforme a sua história.
3) O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Segundo Durkheim é insubstituível para definir educação, o tempo e o meio (lugar).Além disso, será preciso, pois, considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá – los, e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos.
4) De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?
De acordo com Durkheim, os fatos que levaram cada sociedade a fazer do homem certo ideal, são porque se admite que os sistemas educativos não têm de real em si mesmos. Não se vê neles um conjunto de atividades, leis ou normas de uma nação ou sociedade política, lentamente organizada no tempo, solidárias com todas as outras leis ou normas, que a educação dá a entender, a conhecer e a revelar, leis ou normas essas que, por conseqüências, não podem ser mudadas à vontade, mas só com a estrutura mesma da sociedade.
5) Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?
Segundo o autor, as funções do “ideal” a ser realizado, têm que suscitar na criança.
um modo de ser, uma condição ou situação (estado) em que as aparências e qualidades exteriores do homem (físico), juntamente com um conjunto das faculdades intelectuais do indivíduo (mental), que a sociedade considera como indispensável a todos os seus membros, esteja unida a certos modos e qualidades exteriores do homem, que o grupo social particular (raça, classe, família, profissão) considera igualmente indispensável a todos que o formam. Ou seja, a sociedade em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado, sendo que, esta preparará no íntimo das crianças, as condições essenciais da própria existência.
6) A partir da definição “ A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedades política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine”. O que concluí Durkheim? Explique:
Durkheim concluiu esta definição, mostrando que a educação basea – se numa socialização de transformação de um ser em outro, passada de uma geração para outra, pois, cada um de nós possuí uma constituição no modo de ser na sociedade ou na família, e até mesmo, nossa condição particular nos acontecimentos de nossa vida pessoal, dirigindo – nos para um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que dão a entender, conhecer ou revelar em nós, não a nossa personalidade, mas ao do grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte (crenças religiosas, tradições nacionais ou profissionais, opiniões coletivas de toda a espécie...), sendo que, não podemos ressaltar, somente, nossa individualidade. Seu estreitamento unido por interesses comuns forma o ser social. Forma a essência e a base do ser social em cada um de nós, tal é o fim da educação.
7) Como o autor explica que a sociedade e indivíduos são idéias dependentes?
Sociedade e indivíduos são explicados por Émile Durkheim como dependentes, porque no homem, as disposições, capacidades e habilidades diversas que a vida social presume, muito mais complexas, não podem organizar – se em nossos conjuntos de células de mesma estrutura e igual função, aí se materializando sob a forma de disposição antecipada da constituição física humana. Ou seja, elas não podem transmitir – se de uma geração a outra, por meio da descendência, mas sim por uma ação vinda de fora, que apressa as qualidades que o homem deseja possuir, as necessidades. Como por exemplo: a ciência. Os homens não desejam a ciência, senão na medida em que a experiência e a vivência social lhes tenham demonstrado que não podem passar sem ela.
Ao invés de dispersar, todas as vezes que uma geração se extingue e é substituída por outra, a sabedoria humana vai sendo acumulada e revista, dia a dia, para que o legado de cada geração possa ser conservado e acrescido. No entanto, esse aproveitamento de experiência não se torna possível senão na sociedade e por ela.
1 Comments:
thanks you help me to much you solved my problem with a portifólio
4:56 AM
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